James e Oliver Phelps em entrevista para a revista Empire



Os atores James e Oliver Phelps falaram sobre suas vidas nos sets de Harry Potter com a revista Empire, bem como a virada dramática e mais escura de Fred e Jorge Weasley em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte II, e o que eles pretendem fazer após a conclusão da série. Confira a entrevista logo abaixo.

Tradução: Raphael R.S.

Então, olhando para trás, como foi tudo?
James Phelps: É incrível! Você está em uma sala com Julie Walters, Mark Williams, Maggie Smith e Alan Rickman: não é o pior lugar para se estar! Mesmo quando estávamos filmando as cenas neste último filme … Eu estava lá com Sir Michael Gambon e eu estava me preparando para fazer algo com a Orquestra de Manchester, que narra Pedro e o Lobo. Eu nunca tinha feito nada parecido antes em minha vida e eu estava um pouco nervoso. Ele perguntou o que eu estava fazendo e eu expliquei e, apesar de ele ter uma grande cena para fazer, ele disse, “Oh, eu li isso há alguns anos atrás”, e aproveitou o tempo para passar por tudo isso comigo.Isso foi muito legal.
Houve alguém por quem você realmente estavam fascinado?
Você meio que se acostumar com isso. Eu suponho que você é sempre assim de alguma forma, quando você está atuando com alguém que você já viu por anos e anos, então quando você começa a conhecê-los tudo isso só é executado.
Você achou, como os livros foram saindo e os filmes eram feitos, que você estava lendo para ver o que iria acontecer com seu personagem?
Bem, o quarto livro tinha acabado de sair quando fomos para nossa primeira audição, e que foi o maior lançamento de livro na época. Eu não vou dizer que éramos ávidos fãs dos livros, mas nós gostamos de lê-los, por isso, sabiamos de tudo. Eu lembro de estar no Japão quando o último livro saiu, e eu estava no trem-bala lendo e procurando o que acontece comigo. Eu acabo de ler o parágrafo onde isso acontece, e tinha esse cara japonês tentando conseguir o meu bilhete…
Você sempre teve um monte de quadrinhos leves, mas na última parte há um interruptor em coisas muito mais graves.
Era um pouco fácil: porque nós interpretamos os personagens por tanto tempo, nós os vemos como mais do que falas. Por isso, foi muito divertido atuar os mesmos personagens com esses elementos de comédia, mas um lado sério, porque eles se tornam empreendedores e isso, aquilo e aquilo outro. É bom tentar e conseguir passar por isso.
Como irmãos, essa relação deve ser muito real quando você está atuando essas cenas.
Sim, eu acho que sim. É estranho.
Vocês vão trabalhar mais separadamente, agora que vocês terminaram Potter?
Na verdade, fomos para a América para o início do ano para fazer reuniões e tudo, e um monte de caras lá nos queriam para fazer coisas individuais, mas tínhamos um roteiro muito bom para gêmeos. Acho que sempre teremos aquela coisa para atuar. À medida que crescemos, podemos ser ligeiramente diferente, mas sempre podemos fazer nossas próprias coisas assim, que é bastante excitante.
É claro que todo o elenco ficou amigo.
Sim, é verdade. Muitas pessoas pensam que somos instruídos a dizer que somos amigos, mas na verdade, nós somos. Houve tempos em que todos nós saíamos para as refeições, quando estávamos filmando em Soho ou em qualquer canto, e para nós é apenas companheiros de filmagens, mas todo mundo vai olhar, nos ver e perguntar: “Isso é real?”
Você deve estar muito orgulhoso de fazer parte dos filmes.
Ah, sim, completamente. É uma daquelas coisas onde, porque a gente está tão próximo a ele, nós não percebemos o quão grande ele é. Para o que é, estamos muito orgulhosos. Eu não diria que qualquer um de nós, se estamos no pub, e ouvimos alguém falar sobre Harry Potter, nós vamos ser como, “Eu estava nisso!” Mas então, muitos dos nossos amigos são assim! Estamos muito orgulhosos do que fizemos. Mas então nós não poderíamos fazer a seção de fotos ontem porque fomos ao Great Ormond Street visitar enfermarias, o que me abateu mais que qualquer outra coisa, porque eles são mais corajosos do que qualquer personagem que eu já fiz. Houve um rapaz que não tinha saído do hospital por 7 meses, e ele estava como, “Eu tenho assistido aos filmes de Harry Potter o tempo inteiro”. Sabe, você sabe que fez alguma coisa boa se fizer as pessoas atravessar esse tipo de coisa. São coisas assim que gostamos de fazer, mais do que dos elogios que vêm fazendo com os filmes. É a melhor maneira de descrevê-la, eu acho.
Citação:
Qual foi seu último dia de filmagem?
Oliver Phelps: Acho que foi quando estávamos fazendo re-filmagens, e foi uma cena na seqüência da batalha. Foi uma cena adicional, na verdade, onde James [Phelps, também conhecido como Fred Weasley] e eu estavamos de pé sobre as torres do castelo, onde havia uma tela verde e tudo, e foi feito em apenas um minuto. Foi muito agradável, mas era difícil. Era um sentimento estranho quando eles gritaram, “Corta!”.
Você já se pegou, ao ler os livros, procurando o que seu personagem estav fazendo?
Definitivamente. Eu sempre passo por isso intensamente de uma forma muito egoísta, como: “Onde estou eu? Onde estou eu? Onde estou eu?” Os gêmeos fizeram bem, considerando onde eles começaram. A família era muito pobre e agora eles foram para um nível diferente. Quando você perde tudo isso, eu acho que a família se volta para ela mesma. Considerando que você olha os Malfoy, que têm toda a riqueza, mas não têm uma unidade familiar, e são muito voltados para eles mesmos.
Seus personagens não podem ser acadêmicos, mas nos livros que certamente continuarão a fazer a sua fortuna.
Sim, eu sei que realmente não aparece nos filmes, mas nos livros George e Fred reprovam em todos os exames, eles não são muito bons academicamente, mas eles fazem melhor fora da escola. Há pessoas que eu conheço que abandonaram a escola não com um monte de qualificações, no entanto, mas se saem bem ao fazer o que gostam, quando você acredita em si próprio, pode muito bem ter sucesso onde quiser.
Seus personagens têm sempre um toque mais leve, mas neste filme há algumas partes bem pesadas.
Bem, sim, no capítulo final não há um monte de risadas de Fred e George. Na verdade, a cena refilmada que fizemos foi, creio eu, a primeira vez que os vi com medo. É ótimo ser capaz de reproduzir o mesmo personagem, mas mostrar um lado totalmente diferente, que o público não tenha visto antes, ou até mesmo algo que não esperavam.
A maneira que Rowling escreveu a batalha final, você não sabe bem como vai ser, e parece que haverá surpresas para todos lá.
Especialmente quando tudo der errado! Quando os bons estão caindo no esquecimento e quando você vê a foto em si parece muito dura. Existem alguns elementos legais nele, como quando você vê Matt Lewis [Neville Longbottom] na batalha. Isso é muito engraçado, porque, novamente, você vê um lado totalmente diferente de seu personagem. Eu acho que você vê todos os personagens sob uma luz diferente, o que é ótimo.
Quando estávamos fotografando alguns de vocês hoje, ficou claro que há amizade verdadeira entre todos vocês.
Existe! Nós estivemos juntos por 10 anos, então vamos formar esses laços com as pessoas. Especialmente no momento em que estamos todos juntos, você está crescendo e descobrindo quem você é, com quem têm interesses comuns, como com Rupert [Grint], especialmente. É exatamente como você vê nos filmes, nós tiramos o microfone e saímos com uns aos outros. O mesmo acontece com Matt [Lewis] e Tom [Felton]: com Matt, fomos ver The Doves pouco antes do Natal e foi uma noite muito boa. E nós jogamos golfe com o Tom. Há uma mistura legal de pessoas com quem ainda conversamos e vemos fora das filmagens.
Você está procurando trabalhos só para você, sem com o seu irmão, agora que Harry Potter acabou?
Sim, nós sempre soubemos que isso ia acontecer, e que ambos temos estilos muito próprios. Quando estamos em casa, temos interesses que são muito diferentes, mesmo torcendo para equipas de futebol rivais. Obviamente, existem algumas coisas que são iguais, mas o senso de roupa é totalmente diferente. Eu sou mais arrumado, James é totalmente bagunçado. Eu sou o único organizado, tenho estantes com todos os meus detalhes, James tem uma gaveta com tudo. Então, sim, somos muito diferentes em tudo. Então, para fazer minhas próprias coisas individuais no negócio vai ser emocionante.
A revista Empire vem divulgando essa semana várias entrevista com os atores de Harry Potter então continue ligado no Privet Drive Nº4 para mais atualizações de notícias.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 estréia dia 15 de julho de 2011.


Fonte: Privet Drive Nº4.